O corpo de Mauro Oliveira França, de 68 anos, desaparecido após uma enxurrada que levou seu carro em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, foi encontrado. O temporal foi registrado na quarta-feira, 17 de dezembro.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) encontrou o corpo na tarde da última segunda-feira, 22 de dezembro, no Rio Piabanha, localizado na região de Itaipava, distrito de Petrópolis. As buscas pelo idoso foram intensas e incluíram a localização do carro em que ele estava, mas que foi achado sem ocupantes.
Quatro unidades operacionais foram mobilizadas, incluindo mergulhadores, embarcações e drones equipados com câmeras térmicas. A operação percorreu todo o curso do rio, que se estende por 36 quilômetros, entre a Ponte de Nogueira e a Barragem Alberto Torres.
“Servidor concursado desde 1995, Mauro dedicou cerca de 30 anos à CPTrans, atuando em diferentes setores com compromisso, ética e sensibilidade, sendo especialmente reconhecido pelo atendimento ao público”, diz a nota.
A Prefeitura de Petrópolis e a Companhia Petropolitana de Transportes (CPTrans), onde Mauro trabalhou como servidor, lamentaram profundamente a perda.
O temporal que provocou o desaparecimento de Mauro também levou Petrópolis a emitir um alerta extremo. Escolas e lojas foram fechadas em razão das condições adversas. Segundo informações, aulas na região devem ser retomadas na quinta-feira.
De acordo com o CBMERJ, as condições do tempo na região e a força das águas tornaram as buscas particularmente desafiadoras e perigosas, exigindo o empenho e a cooperação de diversas equipes especializadas.
O município continua em alerta e as autoridades locais seguem monitorando o impacto das chuvas na segurança da população.